Foto de Rafael Salvador
Em sua primeira temporada de 2026, o Balé da Cidade de São Paulo estreia ENCRUZILHADA, nova obra coreográfica de Renan Martins, na Sala de Espetáculos do Theatro Municipal de São Paulo, com apresentações nos dias 14, 15, 18, 19, 20, 21 e 22 de março.
ENCRUZILHADA é uma obra sobre a celebração como espaço de resistência e a negociação como prática compartilhada — sobre encontro e conflito. Com trilha executada ao vivo em diálogo com os bailarinos, a coreografia elabora sobre o movimento coletivo e investiga gestos do imaginário coletivo e arquivos ancestrais.
Com concepção e coreografia de Renan Martins, dramaturgia e acompanhamento artístico de Iolanda Sinatra, assistência de coreografia de Helena Araújo, trilha sonora e execução ao vivo de EPX e Alana Ananias, design de luz de Jo Rios e figurino de Tom Martins, a criação articula práticas corporais populares e formas de movimento que historicamente não ocupam contextos institucionais.
“A obra abraça um conjunto de arquivos de danças que ampliam o nosso entendimento sobre danças contemporâneas: gestos do imaginário coletivo, práticas corporais populares e formas de movimento que, geralmente, não ocupariam contextos institucionais. A coletividade está no centro da peça, não como imagem idealizada, mas como prática instável e necessária”, explica Renan Martins.
Em um contexto atravessado pela fragmentação, pela lógica competitiva e pela ideia de felicidade individualizada, o deslocamento coletivo se afirma como exercício de invenção e gesto político. Entre encontros, atritos, pausas e convergências, os intérpretes constroem acordos de presença e escuta, tentando instaurar um pulso compartilhado no interior do conflito.
O espetáculo tem patrocínio do Nubank e duração aproximada de 70 minutos, sem intervalo.
Processos abertos ao público
Antes da estreia, o grupo realiza o projeto Quase em Cena: ENCRUZILHADA, nos dias 3, 5 e 6 de março, sempre às 11h, na Sede do Balé da Cidade de São Paulo, na Praça das Artes. A proposta abre o processo criativo ao público, permitindo acesso a camadas de trabalho normalmente restritas aos bastidores. A entrada é gratuita, mediante inscrição prévia no site. Classificação livre. Duração aproximada de 60 minutos, com intervalo.
Durante a temporada, o Balé da Cidade também realiza o Antes da Cena, nos dias 14, 15, 18, 19, 20, 21 e 22 de março, no Salão Nobre, uma hora antes dos espetáculos. A atividade é destinada ao público que possui ingresso para a apresentação.
Nos dias 14, 15, 20, 21 e 22, o encontro contará com a presença de Luiz Rufino, pedagogo e escritor que desenvolve pesquisas sobre Crítica ao Colonialismo, Linguagens, Conhecimentos e Educações Populares. A iniciativa combina trechos de obras e reflexões conduzidas por artistas e especialistas, ampliando as possibilidades de interpretação da dança a partir de diferentes contextos culturais e temporais.
Direção artística do Balé da Cidade de São Paulo: Alejandro Ahmed.
Ficha Técnica
Direção, concepção e coreografia: Renan Martins
Dramaturgia e acompanhamento artístico: Iolanda Sinatra
Assistente de coreografia: Helena Araújo
Trilha sonora e execução ao vivo: EPX e Alana Ananias
Design de luz: Jo Rios
Figurino: Tom Martins
Elenco
Alyne Mach, Ana Beatriz Nunes, Ariany Dâmaso, Bruno Rodrigues, Camila Ribeiro, Carolina Martinelli, Cleber Fantinatti, Cleia Santos, Erika Ishimaru, Fabiana Ikehara, Fabio Pinheiro, Fernanda Bueno, Grecia Catarina, Gutielle Ribeiro, Harry Gavlar, Isabela Maylart, Jessica Fadul, Leonardo Hoehne Polato, Leonardo Muniz, Leonardo Silveira, Luiz Crepaldi, Luiz Oliveira, Manuel Gomes, Marcel Anselmé, Márcio Filho, Marina Giunti, Marisa Bucoff, Odu Ofá, Rebeca Ferreira, Renata Bardazzi, Reneé Weinstrof, Silvia Kamyla, Victor Hugo Vila Nova e Victoria Oggiam.
Sobre o Complexo Theatro Municipal de São Paulo
O Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento da Prefeitura da Cidade de São Paulo, ligado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo.
O edifício do Theatro Municipal, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com Claudio Rossi e Domiziano Rossi, foi inaugurado em 12 de setembro de 1911. Trata-se de um patrimônio histórico tombado, vinculado ao desenvolvimento da música, da dança e da ópera no Brasil.
O Complexo também inclui o edifício da Praça das Artes, inaugurado em dezembro de 2012, com área de 29 mil m², concebido para abrigar os Corpos Artísticos e a Escola de Dança e a Escola Municipal de Música de São Paulo. O projeto, vencedor dos prêmios APCA e ICON Awards, foi desenvolvido pelo Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura em parceria com o escritório Brasil Arquitetura.
Apoio institucional via Lei de Incentivo à Cultura: Bradesco, CAIXA Vida e Previdência, Elevadores Atlas Schindler, Mobilize, igc Partners, Scotiabank e CAIXA Seguridade. Pessoas físicas também contribuem por meio de doações incentivadas.
Sobre a Sustenidos
A Sustenidos é responsável pela gestão do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, do Conservatório de Tatuí, do Musicou, além do projeto MOVE e do festival Big Bang. Entre 2004 e 2021, também foi gestora do Projeto Guri. Eleita Melhor ONG de Cultura em 2018 pelo prêmio Melhores ONGs e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, atua na concepção e gestão de políticas públicas culturais, com impacto em mais de 2 milhões de pessoas ao longo de 25 anos.
Categoria: Espetáculos
SERVIÇO
📍 O quê
ENCRUZILHADA – Balé da Cidade de São Paulo
📅 Quando
14 e 15 de março, às 17h
18, 19 e 20 de março, às 20h
21 e 22 de março, às 17h
📌 Onde
Sala de Espetáculos
Theatro Municipal de São Paulo
🎟️ Ingressos
De R$ 13 a R$ 100
⏱️ Duração
Aproximadamente 70 minutos, sem intervalo
🔞 Classificação
12 anos


