Bienal de Dança do Ceará chega a Canoa Quebrada com espetáculos gratuitos de 28 a 31 de outubro

Foto: Água_Viva_Crédito_Allan_Diniz

A partir desta quarta-feira, 28 de outubro, a 10ª Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par em Par chega à praia de Canoa Quebrada, em Aracati, no litoral leste cearense, com uma programação gratuita que reúne diferentes linguagens da dança contemporânea e manifestações da cultura popular.

Até sábado, 31 de outubro, o público poderá acompanhar apresentações no Circo Escola, na praça principal e nas falésias da praia. A Bienal segue até domingo, 1º de novembro, com atividades também em Baturité, Guaramiranga e Fortaleza. Todas as apresentações têm acesso gratuito.

“Água Viva” abre a programação

A programação em Canoa Quebrada começa na quarta-feira, 28 de outubro, às 17h30, no Circo Escola, com o espetáculo “Água Viva”, das artistas cearenses Clarice Lima, Cláudia Pires e Rosa Ana Fernandes.

Voltada a crianças de todas as idades, a obra explora a fluidez da água e as possibilidades do movimento a partir de uma lona azul, combinando dança, imaginação e sensibilização ecológica.

“Contenção” ocupa a praça principal

Na quinta-feira, 29 de outubro, às 20h, a programação segue na praça principal com “Contenção”, do Grupo Três em Cena, de Goiás.

O espetáculo aborda questões como racismo, preconceito de classe e repressão institucional, destacando também as redes de afeto e as expressões culturais das periferias. Usando elementos como fogo e água, os artistas utilizam um contêiner montado no meio da praça, por onde circulam e realizam a performance.

“A Ilha” aproxima dança contemporânea e cultura popular

Na sexta-feira, 30 de outubro, às 19h, também na praça principal, será apresentado “A Ilha”, da Jorge Garcia Companhia de Dança, de São Paulo.

Inspirado no Cavalo Marinho, manifestação tradicional da cultura popular pernambucana, o espetáculo combina dança contemporânea, música ao vivo e improvisação, em diálogo com o espaço público.

GRUA encerra a programação nas falésias

A programação em Canoa Quebrada se encerra no sábado, 31 de outubro, às 21h, com “Retorno em Si”, do grupo GRUA, também de São Paulo.

A performance ocupa as falésias da praia e utiliza a repetição e as variações coreográficas ao som do “Bolero”, de Ravel, para criar uma experiência coletiva de dança e encontro.

Quem faz a Bienal

A X Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par em Par é uma realização da Indústria da Dança do Ceará e da Proarte — Associação dos Produtores de Artes do Ceará, e integra a rede de ações artísticas brasileiras fomentada pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas, executado pela Fundação Nacional de Artes, vinculada ao Ministério da Cultura do Governo do Brasil.

Apoio institucional: Secretaria da Cultura do Ceará e Ministério da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal nº 14.399, de julho de 2022, e da Lei Estadual nº 18.012, de 1º de abril de 2022.

Apoio cultural: Enel Distribuição Ceará.

Apoio: Prefeitura de Fortaleza, Consulado Geral da França em Recife para o Nordeste e Villa Fatumbi.

A Bienal Internacional de Dança do Ceará integra a Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará — Rede FACE.

Programação em Canoa Quebrada — Aracati

DataHorárioEspetáculoLocal
28/10, quarta-feira17h30“Água Viva” — Clarice Lima, Cláudia Pires e Rosa Ana Fernandes (CE)Circo Escola
29/10, quinta-feira20h“Contenção” — Grupo Três em Cena (GO)Praça principal
30/10, sexta-feira19h“A Ilha” — Jorge Garcia Cia de Dança (SP)Praça principal
31/10, sábado21h“Retorno em Si” — GRUA (SP)Falésias

Serviço

X Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par em Par

Programação em Canoa Quebrada: 28 a 31 de outubro de 2026
Local: Canoa Quebrada — Aracati/CE
Espaços: Circo Escola, praça principal e falésias
Acesso: gratuito

Período geral da Bienal: 21 de outubro a 1º de novembro de 2026, com abertura oficial em 23 de outubro
Cidades participantes: Juazeiro do Norte, Crato, Fortaleza, Paracuru, Pacatuba, Aracati (Canoa Quebrada), Baturité e Guaramiranga

Site: bienaldedanca.com
Instagram: @bienaldedanca
Facebook: Bienal de Dança
TikTok: @bienaldedanca
YouTube: Bienal Internacional de Dança do Ceará
Informações: contato@bienaldedanca.com

Material de divulgação: imagens das atrações
Programação completa: acesse o documento.

Visão geral de privacidade
Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.