Foto de Daniel Ebendinger/Divulgação
Um dos títulos mais conhecidos do repertório clássico retorna ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O Ballet e a Orquestra Sinfônica da casa estreiam nesta quinta-feira, 20 de agosto, uma nova temporada de Don Quixote, com apresentações até o dia 30 de agosto.
Inspirado no romance de Miguel de Cervantes, o balé tem música de Ludwig Minkus e coreografia original de Marius Petipa. A montagem apresentada no Rio tem remontagem e adaptação de Jorge Teixeira, regência de Tobias Volkmann e direção geral de Hélio Bejani.
Conhecido pelo virtuosismo técnico, pelo ritmo vibrante e pelas danças de inspiração espanhola, Don Quixote tornou-se um dos grandes títulos do repertório das companhias clássicas internacionais.
Apesar do personagem que dá nome à obra, o centro da ação do balé está na história de Kitri e Basílio, jovens apaixonados que enfrentam os planos do pai da moça, que deseja casá-la com o rico Gamache. É nesse universo que surgem Don Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança, em uma trama que combina humor, romance e algumas das variações mais desafiadoras do balé clássico.
A obra estreou em 1869, no Teatro Bolshoi, em Moscou, e atravessou gerações em diferentes versões e remontagens. Ao longo do tempo, tornou-se especialmente conhecida pelos grandes solos e pas de deux de Kitri e Basílio, papéis associados a bailarinos de forte presença cênica e elevado domínio técnico.
Ballet e Orquestra juntos no palco
A temporada carioca reúne dois corpos artísticos do Theatro Municipal: o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal.
A música de Minkus será conduzida pelo maestro Tobias Volkmann, enquanto Jorge Teixeira assina a remontagem e adaptação coreográfica. A direção geral é de Hélio Bejani.
A temporada prevê apresentações nos dias 20, 21, 22, 26, 27, 28 e 29 de agosto, às 19h, e nos domingos 23 e 30, às 17h.
No dia 25 de agosto, às 14h, está prevista ainda uma sessão dentro do Projeto Escola Arte Educação Petrobras.
SERVIÇO
Don Quixote — Ballet e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
📅 Temporada: 20 a 30 de agosto de 2026
🕖 20, 21, 22, 26, 27, 28 e 29 de agosto: 19h
🕔 23 e 30 de agosto: 17h
📍 Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, s/nº – Cinelândia – Centro – Rio de Janeiro/RJ
⏱️ Duração: aproximadamente 2h15
🔖 Classificação: livre
♿ Acessibilidade: espaço acessível para cadeirantes
🎟️ Ingressos: venda oficial pela Fever
🔗 Theatro Municipal do Rio de Janeiro: theatromunicipal.rj.gov.br


