Mundo do Circo SP apresenta espetáculo “Monasciclos” e programação gratuita de circo contemporâneo em março – 2026

Foto: Monasciclos, de Jujuba & Chicote
Crédito: Daniel Lupo

O Mundo do Circo SP, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, apresenta ao longo de março uma programação gratuita dedicada ao universo do circo contemporâneo e tradicional. Entre os destaques está o espetáculo “Monasciclos”, da dupla Jujuba & Chicote, que será apresentado no dia 14 de março, às 17h.

Localizado no Parque da Juventude, na capital paulista, o espaço recebe companhias circenses de diversas regiões do país, reunindo espetáculos que exploram técnicas como acrobacias, malabares, pantomima, números aéreos e comicidade física — linguagens que dialogam diretamente com as artes do movimento.

A programação inclui também apresentações de diferentes estilos circenses, combinando elementos clássicos do picadeiro com propostas contemporâneas de cena e narrativa.


Destaque da programação

Monasciclos – Jujuba & Chicote

📅 14 de março
🕔 17h

Ambientada no sertão brasileiro, a fábula apresenta a história de uma Flor de Cactos e um Jardineiro melancólico em busca de liberdade e transformação.

Com humor, pantomima e habilidade técnica em monociclo, o espetáculo mistura poesia visual e comicidade para apresentar os ciclos da natureza humana. A narrativa é conduzida por uma atmosfera lúdica que combina gestual, musicalidade e elementos da cultura popular brasileira.

Duração: 50 minutos


Outros espetáculos da programação

Basta Sonhar — Circo Moscou Internacional
📅 11 de março | 11h e 15h
Espetáculo que reúne números clássicos e contemporâneos do circo, incluindo bailarinos, mágicos, malabaristas e palhaços.

Circo Spadoni
📅 12 de março | 11h e 15h

O Céu é a Lona — Circo Guaraciaba
📅 15 de março | 17h
Um palhaço solitário chega com sua mala de objetos e tenta manter vivo o ofício de fazer rir.

A Magia do Castelo — Circo Castelo Encantado
📅 18 de março | 11h e 15h

Variedades — Circo Marambio
📅 19 de março | 11h e 15h
Espetáculo clássico com números de equilíbrio, malabares, acrobacias e palhaçaria.

Alvimar e Zé Trabuco — Álvaro Lages
📅 21 de março | 17h
Show musical inspirado na tradição da música caipira brasileira.

Os 4 Elementos — Cia Nuvem
📅 22 de março | 17h

Circotop — Circo Top Espetáculos Culturais
📅 25 de março | 11h e 15h
Espetáculo que mistura circo tradicional com elementos contemporâneos.

Circo Real Palácios
📅 26 de março | 11h e 15h

Piva Circo
📅 28 e 29 de março | 17h
Espetáculo de artista itinerante que leva a poesia do circo a diferentes territórios.


Atividades paralelas

Receptivo Artístico — Boni Produções
📅 Quartas e quintas | 10h às 15h
📅 Sábados e domingos | 12h às 17h

Movimento Ativo — Um Café da Manhã e Ana Coll
📅 Quartas e quintas | 10h30 às 11h30


Sobre o Mundo do Circo SP

O Mundo do Circo SP é um espaço dedicado à valorização da cultura circense no Brasil. Instalado em uma área de mais de 10 mil m² no Parque da Juventude, o projeto conta com três lonas principais e recebe artistas nacionais e internacionais.

A programação inclui espetáculos, performances, exposições e atividades formativas, promovendo experiências que aproximam o público do universo do circo.


Serviço

🎪 Programação: março de 2026
📍 Local: Mundo do Circo SP
Av. Cruzeiro do Sul, 2630 — Carandiru — São Paulo

🎟 Entrada: gratuita (sujeita à lotação)
👨‍👩‍👧‍👦 Classificação: livre

🌐 Site
https://omundodocirco.sp.gov.br

📱 Instagram
https://www.instagram.com/omundodocirco.sp

Visão geral de privacidade
Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.