Foto de Guilherme Herrera
A São Paulo Escola de Dança apresenta nos dias 16 de maio e 20 de junho de 2026 a “Criação Artística e Estética”, projeto que celebra o ciclo de estudos dos Cursos Regulares da instituição com apresentações gratuitas na Biblioteca de São Paulo, no Parque da Juventude.
A programação propõe uma releitura contemporânea de “Carmen”, clássico de Georges Bizet frequentemente revisitado por montagens atuais para refletir sobre liberdade feminina, violência de gênero e relações de poder.
Transformando a obra original em uma investigação cênica conectada ao presente, o projeto reúne estudantes dos cinco cursos regulares da SPED em diferentes abordagens coreográficas e dramatúrgicas.
O curso Dança e Performance apresentará “Carmen no Urbano”, criação de Kika Souza e Mayara Rosa, articulando referências das danças urbanas, hip hop e dança contemporânea.
Já o curso Técnicas da Dança com ênfase em Moderno e Contemporâneo levará à cena “A Desestabilização do Mito”, da coreógrafa Sarah Santos, artista com trajetória internacional e pesquisa voltada à presença do corpo e aos processos criativos.
Para o curso Técnicas de Dança com ênfase no Clássico, o coreógrafo Júlio César desenvolveu “Revisitando a Tradição”.
O curso de Teatro Musical apresentará “Carmen e a Herança Flamenca”, criação de Mari Saraiva e André Odin, artistas ligados a importantes produções do teatro musical brasileiro.
Encerrando o percurso criativo, Leilane Teles assina “Carmen: Dramaturgia da Presença”, trabalho desenvolvido com os estudantes do curso de Coreografia (Dramaturgia e Direção).
A ação integra a proposta pedagógica da SPED, instituição vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, sob gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa.
🔗 Informações:
São Paulo Escola de Dança
🔗 Biblioteca de São Paulo:
Biblioteca de São Paulo
SERVIÇO 💃
Criação Artística e Estética — São Paulo Escola de Dança
📅 16 de maio e 20 de junho de 2026
🕥 10h30
📍 Biblioteca de São Paulo
📌 Parque da Juventude — Santana — São Paulo (SP)
🎟️ Entrada gratuita


