Foto: Isabella Raposo / Divulgação.
A dança como experiência de luz, movimento e transformação da imagem é o ponto de partida de “Objetos Sonho: Máquinas Para Ver Dançando”, exposição da cineasta e artista visual Isabella Raposo. Anunciada para o período de 5 de novembro a 12 de dezembro de 2026, a mostra inaugura o novo espaço da Meta Gallery, na Rua do Mercado, próximo à Praça XV.
Com curadoria de André Parente e entrada gratuita, a exposição reúne cinco dispositivos que aproximam esculturas cinéticas, brinquedos ópticos e máquinas cinematográficas. A participação do visitante integra a experiência, permitindo interferir no movimento das imagens e em seus efeitos visuais.
Loïe Fuller e a transformação da cena
Nascida nos Estados Unidos, Loïe Fuller (1862–1928) tornou-se conhecida em Paris por apresentações que combinavam dança, extensos tecidos de seda e iluminação colorida. Com hastes nas mãos, ampliava o alcance do figurino e produzia formas que evocavam flores, borboletas e chamas.
Seus efeitos de luz, alguns patenteados, transformaram a relação entre corpo e espaço cênico. Em vez de apenas iluminar a intérprete, a tecnologia participava da composição, criando imagens nas quais sua figura parecia se dissolver.
Essa articulação entre gesto, matéria e percepção ajuda a compreender o interesse de Isabella Raposo por máquinas que fazem o público experimentar outras maneiras de ver o movimento.
Máquinas para experimentar a dança
A seleção inclui Espiraloscópio, Loïescópio, Giroscópio, Kellyscópio e Feminoscópio (Joe). Entre suas referências estão Loïe Fuller, os estudos de movimento de Eadweard Muybridge e o cinema musical de Gene Kelly.
O Espiraloscópio é apresentado como uma obra inédita, concluída para a exposição. Já o Loïescópio combina tecido, espelhos, motor e luzes, criando uma experiência visual que remete à dança.
Uma pesquisa construída entre cinema e artes visuais
Carioca, Isabella Raposo cresceu entre projetores e películas no cinema construído por seu pai em Conservatória. Essa vivência atravessa sua pesquisa sobre as possibilidades das máquinas e das imagens em movimento.
Mestra em Artes Visuais e doutoranda em Artes da Cena pela UFRJ, a artista desenvolve a série “Objeto Sonho” a partir de dispositivos interativos inspirados no pré-cinema. Trabalhos da série já passaram pelo MAM Rio, Paço Imperial e Fábrica Bhering. Em 2025, ela realizou sua primeira exposição individual no CCBB Rio.
Serviço
Exposição: Objetos Sonho: Máquinas Para Ver Dançando.
Artista: Isabella Raposo.
Curadoria: André Parente.
Período anunciado: de 5 de novembro a 12 de dezembro de 2026.
Horário divulgado: das 10h às 17h; confirmar os dias de funcionamento antes da visita.
Local: Meta Gallery.
Endereço: Rua do Mercado, 11, Centro — Rio de Janeiro/RJ, próximo à Praça XV.
Entrada: gratuita.
Site da artista: isabellaraposo.com.
Contato da artista: isabellamraposo@gmail.com.
Informações sobre esta temporada: consulte a divulgação no Diário do Rio.


