O 43º Festival de Dança de Joinville segue nesta quarta-feira, 29 de julho de 2026, com atividades distribuídas ao longo da tarde e da noite. Entre os destaques estão a segunda tarde do Festival Meia Ponta, a programação gratuita do Festival da Sapatilha e a 8ª Noite da Mostra Competitiva.
A programação começa à tarde com apresentações voltadas a diferentes faixas etárias e linguagens da dança. À noite, bailarinos das categorias Júnior e Sênior retornam ao palco do Centreventos Cau Hansen para mais uma etapa da competição principal do evento.
Festival Meia Ponta reúne jovens bailarinos
O Festival Meia Ponta realiza sua segunda tarde de apresentações no Teatro Juarez Machado, com sessões às 14h e às 16h.
Voltada a bailarinos de 10 a 12 anos, a competição apresenta nesta quarta-feira coreografias de três gêneros e subgêneros:
- Balé Neoclássico — Conjunto;
- Balé Clássico de Repertório — Variação Masculina;
- Danças Populares Internacionais — Conjunto.
A lista divulgada pelo Festival indica os gêneros programados para o dia, mas não representa necessariamente a ordem em que as coreografias serão apresentadas.
Festival da Sapatilha tem programação gratuita
O público também poderá acompanhar apresentações gratuitas pelo Festival da Sapatilha, projeto que amplia a presença da dança em diferentes espaços da cidade.
No Palco da Sapatilha, localizado na Feira da Sapatilha, a programação começa às 14h30, com conjuntos da categoria Livre de Danças Populares Brasileiras.
Na Praça Nereu Ramos, o público poderá assistir a conjuntos infantis de Dança Contemporânea, às 14h30. Às 16h, o palco recebe solos e duos da categoria Livre, também em Dança Contemporânea.
Mostra Competitiva chega à oitava noite
Encerrando a programação principal desta quarta-feira, a 8ª Noite Competitiva começa às 19h, no Centreventos Cau Hansen.
A disputa reúne quatro modalidades:
- Balé Clássico de Repertório — Conjunto Sênior;
- Balé Clássico de Repertório — Variação Feminina Júnior;
- Jazz — Solo Feminino Júnior;
- Jazz — Duo Sênior.
Os trabalhos serão avaliados pelo júri do Festival e concorrem às classificações de suas respectivas categorias. Os vencedores poderão voltar ao palco nas tradicionais noites dos campeões, que encerram a programação competitiva da edição.
Além das competições, o Festival mantém os Palcos Abertos em diferentes pontos de Joinville. Com acesso gratuito, a iniciativa permite que grupos selecionados apresentem seus trabalhos ao público presencialmente e também por meio da transmissão digital do evento.
SERVIÇO
Festival Meia Ponta — 2ª tarde
📅 Data: 29 de julho de 2026
⏰ Horários: 14h e 16h
📍 Local: Teatro Juarez Machado — Av. José Vieira, 315, América, Joinville (SC)
🎟️ Ingressos: bilheteria oficial do Festival
🔗 Informações: https://festivaldedancadejoinville.com.br/festival-meia-ponta/
🔗 Bilheteria: https://festivaldedanca.eticketcenter.com.br/
Festival da Sapatilha
📅 Data: 29 de julho de 2026
📍 Palco da Sapatilha — Feira da Sapatilha
⏰ 14h30: Danças Populares Brasileiras — Conjunto Livre
📍 Palco da Praça Nereu Ramos
⏰ 14h30: Dança Contemporânea — Conjunto Infantil
⏰ 16h: Dança Contemporânea — Solo/Duo Livre
🎟️ Entrada gratuita
🔗 Programação: https://festivaldedancadejoinville.com.br/festival-da-sapatilha/
8ª Noite da Mostra Competitiva
📅 Data: 29 de julho de 2026
⏰ Horário: 19h
📍 Local: Centreventos Cau Hansen — Av. José Vieira, 315, América, Joinville (SC)
🎟️ Ingressos: bilheteria oficial do Festival
🔗 Programação: https://festivaldedancadejoinville.com.br/mostra-competitiva/
🔗 Bilheteria: https://festivaldedanca.eticketcenter.com.br/


