Festival Rede in Dança estreia edição presencial em Belo Horizonte

Depois de duas edições online, o Festival Rede in Dança (RID) realiza pela primeira vez sua edição presencial em Belo Horizonte. De 2 a 7 de dezembro de 2025, o festival celebra os 10 anos da Rede Sola de Dança, dirigida por Priscila Patta, ocupando a Funarte/MG e o Centro de Referência da Dança com uma intensa programação dedicada às danças em formato solo.

O evento reúne artistas brasileiros e internacionais, reafirmando sua vocação para a troca artística e para a valorização das singularidades do corpo-solo. Entre os nomes presentes estão Wagner Schwartz, Gaya de Medeiros, Rosa Antuña, além de artistas convidados do exterior — com destaque para o cabo-verdiano Djam Neguin, que apresenta espetáculo e conduz uma residência artística.


Uma celebração dos solos e de suas múltiplas existências

A edição 2025 tem como tema “Movendo para coexistir”, revisitando marcos da trajetória da Rede Sola de Dança e suas práticas de criação ao longo da última década.
Segundo Priscila Patta, o festival reúne “um compilado do que há de melhor da Rede Sola de Dança”, reforçando a diversidade de corpos, metodologias, territórios e proposições artísticas.

O RID também destaca o protagonismo das danças da diáspora africana, integrando expressões tradicionais e contemporâneas dentro de uma cena plural e politicamente ativa.


Djam Neguin: presença internacional potente

Diretamente de Cabo Verde, Djam Neguin apresenta o espetáculo Noya e ministra uma residência artística.
Ele celebra as conexões que o festival possibilita:

“É uma grande alegria vir diretamente de Cabo Verde para esse festival — essas conexões atlânticas que se fazem através dos afetos que a dança pode proporcionar. Vou partilhar um pouco do meu trabalho e das minhas metodologias de pesquisa a partir de um corpo mídia.”


Programação completa

2 de dezembro (terça) – Funarte

  • 9h–12h: Residência artística – Djam Neguin
  • 14h–17h: Workshop – Rosa Antuña
  • 20h30: Apresentação – Wagner Schwartz (Br–Fr)

3 de dezembro (quarta) – Funarte

  • 9h–12h: Residência artística – Djam Neguin
  • 14h–17h: Workshop – Guilherme Morais
  • 17h–19h: Sempre um Papo – Wagner Schwartz, Gaya de Medeiros, Djam Neguin, Paula Lena
  • 20h30: Apresentação – Paula Lena (Br–Arg) + Karla Mendes

4 de dezembro (quinta) – Funarte

  • 9h–12h: Residência artística – Djam Neguin
  • 14h–17h: Workshop – Paula Lena
  • 20h30: Apresentação – Alexandre Américo + Priscila Patta

5 de dezembro (sexta) – Funarte

  • 9h–12h: Residência artística – Djam Neguin
  • 14h–16h: Workshop – Karla Mendes
  • 17h–19h: Sempre um Papo
  • 20h30: Apresentação – Djam Neguin + Carolina Corrêa

6 de dezembro (sábado) – Funarte

  • 9h–12h: Residência artística – Djam Neguin
  • 14h–16h: Workshop – Karla Mendes
  • 20h: Apresentação – Ricardo Aparecido + Lima Dorta + Ítalo Augusto (Cartas)

7 de dezembro (domingo) – Funarte

  • 9h–12h: Residência artística – Djam Neguin
  • 14h–16h: Workshop – Karla Mendes
  • 20h: Apresentação – Gaya de Medeiros (Br–Por)

Serviço

Festival Rede in Dança – Edição Presencial
📅 2 a 7 de dezembro de 2025
📍 Funarte/MG – Belo Horizonte
🎟 Ingressos: R$ 5 a R$ 20 — à venda pela Sympla a partir de 30/11
🔗 Programação completa: Rede Sola de Dança
📱 Instagram: @redeindanca

Visão geral de privacidade
Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.