Foto: Divulgação.
A 16ª Jornada de Dança da Bahia ocupa seis espaços de Salvador entre 18 e 22 de novembro de 2026, com programação gratuita. Espetáculos, debates, lançamentos de livros e uma mostra audiovisual aproximam artistas e público de diferentes experiências de criação em dança.
Realizada desde 2005 pelo Mantra Centro de Dança e Arte Contemporânea, sob coordenação geral de Fatima Suarez, a Jornada propõe neste ano um olhar para as memórias e experiências inscritas nos corpos. O tema “Revelando Movimentos” orienta o encontro entre formação, pesquisa e apresentação artística.
Dança contemporânea, infâncias e criação coletiva
A mostra reúne artistas e grupos de diferentes estados brasileiros e dos Estados Unidos. No Espaço Xisto Bahia, a programação inclui Missing Names, de Vitor Hamamoto, integrante do Grupo Cena 11; Cavalas, de Alana Falcão e Ana Brandão; Her Kind, de Maxine Steinman; e Summertime, da Companhia de Dança da Universidade Federal de Sergipe.
A Mostra INVEX apresenta 12 trabalhos selecionados por convocatória, de artistas da Bahia, do Rio de Janeiro e de São Paulo, atravessando linguagens como jazz, danças urbanas, dança moderna e contemporânea.
Para as infâncias, o Balé Teatro Castro Alves apresenta Você Sabia?, com coreografia de Dudude, e o Nii/Colaboratório leva Bendegó à Casa Rosa.
Outro destaque é a apresentação pública de In C, de Sasha Waltz, resultado da residência conduzida por Melissa Figueiredo com 15 artistas selecionados.
Formação e intercâmbio
A programação formativa reúne 120 artistas, educadores e estudantes previamente selecionados. Integram essa frente o 12º Fórum de Educadores de Dança, o workshop internacional de técnica de Isadora Duncan, com Lori Belilove e Fatima Suarez, e a residência de In C.
A mostra artística e os bate-papos contam com Libras, audiodescrição e acessibilidade arquitetônica.
Serviço
Evento: 16ª Jornada de Dança da Bahia — Revelando Movimentos
Período: 18 a 22 de novembro de 2026
Cidade: Salvador — BA
Entrada: Gratuita; sessões com reserva sujeitas à lotação
18/11, às 17h: Que Navio é Esse?, do Contemporânea Ensemble — Praça Castro Alves
18/11, às 17h30: Lançamentos de livros, apresentações e Prêmio Duncan — foyer do Cine Glauber Rocha; em seguida, mostra Jornada MOVEDança
19/11, às 17h: Bate-papo sobre os 70 anos da Escola de Dança da UFBA — foyer do Espaço Xisto Bahia
19/11, às 20h: Missing Names e Cavalas — Espaço Xisto Bahia
20/11, às 17h: Bate-papo Revelando Movimentos — foyer do Espaço Xisto Bahia
20/11, às 20h: Mostra INVEX — Espaço Xisto Bahia
21/11, às 16h: Você Sabia?, do BTCA — Largo da Mariquita
21 e 22/11, às 17h30: Bendegó — Casa Rosa
21/11, às 20h: Her Kind e Summertime — Espaço Xisto Bahia
22/11, às 16h: In C — Largo da Mariquita
22/11, às 18h: Bloco da Jornada — saída da Casa Rosa
Cine Glauber Rocha: Praça Castro Alves, 1, Centro
Espaço Xisto Bahia: Rua General Labatut, 27, Barris
Casa Rosa: Praça Colombo, 106, Rio Vermelho
Escola de Dança da UFBA: Avenida Milton Santos, Campus Ondina
Atividades formativas: Exclusivas para participantes selecionados por convocatória
Ingressos: Retirada gratuita pela Sympla
Programação completa: Site oficial da Jornada
Instagram: @jornadadedancadabahia


