São Paulo Companhia de Dança celebra o Dia Internacional da Dança com programação especial em abril, em São Paulo e outras cidades

Foto: reprodução

Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) — corpo artístico da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, dirigida por Inês Bogéa — apresenta uma programação especial ao longo de todo o mês, com atividades presenciais e transmissões online que aproximam o público do universo da dança.

A iniciativa reúne aulas abertas, oficinas, bate-papo, apresentações e exibições digitais de obras do repertório da Companhia, além de ações educativas em diferentes cidades brasileiras.

“Celebrar o Dia Internacional da Dança é também reafirmar o papel dessa arte como espaço de encontro, reflexão e transformação. Ao longo deste mês, queremos aproximar o público do cotidiano da Companhia, compartilhar processos criativos e valorizar a potência da dança brasileira em suas múltiplas formas de expressão”, afirma Inês Bogéa.

A programação tem início no dia 1º de abril, às 9h, com uma aula aberta na sede da Companhia, no Bom Retiro, em São Paulo. A atividade permite que o público acompanhe de perto a rotina dos bailarinos e o processo de preparação técnica. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição.

No dia 8 de abril, o canal da SPCD no YouTube apresenta duas transmissões das obras ATÔMICO, de Sérgio Galdino, e play!ground, de Letícia Forattini, criadas no âmbito do Ateliê de Criação 2026 — projeto que fomenta a pesquisa e a experimentação em dança por meio da seleção de coreógrafos brasileiros. Uma das sessões conta com recursos de acessibilidade em audiodescrição.

A agenda segue no dia 15 de abril com duas oficinas gratuitas na sede da Companhia: uma voltada à técnica do balé clássico e outra intitulada Repertório em Movimento, que ensina trechos de obras da SPCD. As atividades são destinadas a participantes com nível intermediário e idade mínima de 14 anos.

No dia 22 de abril, acontece o bate-papo Vida de Bailarino, com os solistas Yoshi Suzuki e Thamiris Prata, que compartilham experiências sobre a carreira e o cotidiano em uma companhia profissional.

Encerrando a programação especial, no dia 29 de abril, o canal da SPCD no YouTube apresenta obras de coreógrafos brasileiros do repertório da Companhia: Agora, de Cassi Abranches; Yoin, de Jomar Mesquita; e Umbó, de Leilane Teles, também com sessão acessível com audiodescrição.

Circulação e ações educativas pelo Brasil

Além das atividades na capital paulista, a SPCD realiza ações em outras cidades.

No dia 6 de abril, em Registro (SP), acontece uma oficina de dança contemporânea ministrada por Milton Coatti. Já no dia 10 de abril, a Companhia se apresenta pela primeira vez em Palmas (TO), dentro da 18ª Mostra Cultural do Sesc Tocantins – Aldeia Jiquitaia, com um repertório que inclui obras de Yoshi Suzuki, Beatriz Hack e trechos clássicos.

No dia 11 de abril, a Companhia realiza espetáculo gratuito no Palácio das Artes, em Praia Grande (SP), com obras de Cassi Abranches, Jiří Kylián e repertório clássico.

Encerrando o mês, a SPCD participa do 2º Festival de Dança Mova-se de Tupã (SP), com oficinas gratuitas de dança contemporânea e balé clássico nos dias 24 e 25 de abril.

Reconhecida como uma das principais companhias da América Latina, a São Paulo Companhia de Dança foi criada em 2008 e já se apresentou em mais de 190 cidades, em 22 países, acumulando mais de 1.400 apresentações e um público superior a 2 milhões de pessoas.


SERVIÇO 🎭

📍 Aula Aberta – Sede da SPCD

🗓️ 1º de abril, às 9h
📍 Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo/SP
🔗 Inscrição: https://forms.gle/bnw1NWpocwcxU6J2A


💻 Transmissões Online – YouTube SPCD

🗓️ 8 de abril
⏰ 20h (regular) | 21h (audiodescrição)
🔗 https://www.youtube.com/@AudiovisualSPCD

🗓️ 29 de abril
⏰ 19h30 (regular) | 21h (audiodescrição)
🔗 https://www.youtube.com/@AudiovisualSPCD


🩰 Oficinas de Dança – Sede da SPCD

🗓️ 15 de abril, às 19h
📍 Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo/SP
🔗 Inscrição: https://forms.gle/aLYPEN52YQAbFoxa8


🎤 Bate-papo Vida de Bailarino

🗓️ 22 de abril, às 19h
📍 Sede da SPCD – São Paulo/SP
🔗 Inscrição: https://forms.gle/G4fWGaahek2A9Urj6


📍 Registro/SP

🗓️ 6 de abril, às 18h30
📍 CFA – Av. Marginal Castelo Branco S/N
🔗 Inscrição: https://forms.gle/cMD3oXUeo9aeegVU9


📍 Palmas/TO

🗓️ 10 de abril, às 20h
📍 Sesc Palmas
🎟️ Entrada gratuita mediante doação de 1kg de alimento


📍 Praia Grande/SP

🗓️ 11 de abril, às 20h
📍 Palácio das Artes
🎟️ Gratuito


📍 Tupã/SP – Festival Mova-se

🗓️ 24 de abril, às 20h (Contemporâneo)
🗓️ 25 de abril, às 9h30 (Balé Clássico)
📍 Teatro Municipal José Antônio Parra Gomes
🔗 Inscrição: https://forms.gle/rKhAnh1xDwWPtqKt9

Visão geral de privacidade
Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.